Mercham

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Ok! Entendi o conceito da manufatura digital, mas por onde eu começo?

Após alguns estudos, acompanhamentos e participação em algumas implantações, consegui entender e sumarizar a implementação dessa estratégia em 10 passos principais.
Este post tem o objetivo de evidenciar de forma resumida esses passos que acabam se tornando essenciais para o sucesso da adoção da manufatura digital.
Os 10 passos principais
Toda e qualquer estratégia que será implantada deve seguir algum procedimento ou estará fadada ao fracasso, para a manufatura digital não seria diferente. Dessa forma, os passos necessários para a estruturação da manufatura digital são:
1- Procure um consultor sobre o tema: O consultor será o profissional responsável por auxiliar e facilitar a implantação do conceito de manufatura digital na organização.
2- Determine as necessidades: Deve ocorrer o mapeamento dos processos da organização para entender onde a manufatura digital pode atuar, melhorando dessa forma a estratégia e vantagem competitiva da empresa.
3- Monte uma equipe responsável por essa nova estratégia: Esta etapa tem o objetivo de selecionar os profissionais que serão responsáveis pela realização das atividades relacionadas à manufatura digital.
4- Avalie os potenciais fornecedores: Trata-se da busca no mercado por fornecedores de softwares que contemplam o conceito de manufatura digital e são necessários para atender as necessidades da empresa.
5- Verifique requisitos de Infraestrutura e Hardwares: Análise interna da infraestrutura da empresa e aquisição de hardware necessário para implantar as ferramentas da manufatura digital.
6- Implante o conceito: Etapa na qual ocorre a montagem do ambiente de trabalho e o acompanhamento das instalações dos softwares voltados à manufatura digital.
7- Treine o time responsável: Capacitação da equipe responsável pelo desenvolvimento das atividades relacionadas à manufatura digital.
8- Defina e priorize metas a serem alcançados: Definição de metas a serem atingidas com a implantação dessa nova estratégia.
9- Crie um cronograma de evolução das atividades: Cronograma das atividades que devem ser realizadas com o objetivo de alcançar as metas traçadas.
10- Monitore as atividades: Monitoramento e acompanhamento das atividades para garantir que tudo esta sendo realizado conforme planejado.
Conclusão
Esses passos são apenas sugestões dos procedimentos que julgo necessário para a implantação da manufatura digital de forma adequada. Obviamente que cada empresa pode adotar a estratégia que julgar necessária para incorporar a manufatura digital a sua realidade.

Por: Renan Cardoso

Innovation Project Specialist at General Motors
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6031652973119770019#editor/target=post;postID=1897359274786537963

Nenhum comentário:

Postar um comentário