Mercham

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Empresa monta fábrica sob o conceito de indústria 4.0

ThissenKrupp construiu sua sexta fábrica de componentes automotivos no Brasil. A unidade industrial de 6.765 m² é composta de um galpão de estrutura metálica, além de vestiários e recepção concretados in loco.
A empresa alemã investiu R$ 60 milhões na planta, para atender o mercado automotivo com a produção de eixos de comando de válvula integrados à tampa do cabeçote do motor. A construtora Afonso França, executora da obra encerrada no último trimestre do ano passado, relata que o fechamento do galpão foi feito em chapa metálica e placa cimentícia; e as divisórias internas são de dry wall.
A empresa também realizou as instalações elétricas e utilidades, mas ela lembra que a montagem mecânica, de responsabilidade da ThissenKrupp, foi executada ao mesmo tempo em que a construtora fazia os acabamentos, gerando complexas interfaces ao projeto.
É que a fábrica do grupo alemão é bastante automatizada, com  computadores monitorando as atividades em cada uma das estações e robôs se movimentando com precisão para realizar o trabalho. De acordo com a ThyssenKrupp, esse ambiente foi montado no conceito de Indústria 4.0.
Na nova fábrica mineira, a linha de produção é monitorada em um sistema virtual, com a montagem sendo feita por robôs industriais trabalhando em alta velocidade, entregando uns aos outros as peças que precisam ser resfriadas, aquecidas, alinhadas e prensadas. Cada estágio do processo é monitorado por sensores, que fornecem dados em tempo real para a central de controle.
Por esse sistema, caso algum problema seja identificado, é possível interromper a etapa seguinte do processo para, por exemplo, atingir melhores tolerâncias de fabricação.
O sistema emite ainda uma rastreabilidade das condições de montagem de cada conjunto.
Assim, os funcionários controlam as operações como um todo. As linhas de montagem e os equipamentos podem ser influenciados a qualquer momento por uma nova formulação, gerando ganhos de eficiência, de melhoria de qualidade e redução de custos.
Além da unidade fabril em Poços de Caldas, a ThyssenKrupp possui fábricas de componentes automotivos em Ibirité (MG), Santa Luzia (MG), Campo Limpo Paulista (SP), São Paulo (SP) e São José dos Pinhais (PR). (Augusto Diniz)
Ficha Técnica – Fábrica da ThyssenKrupp em Poços de Caldas (MG)
Projeto: Loebcapote Arquitetura e Urbanismo
Construção: Afonso França Engenharia
Gerenciamento: Ybyraa Projetos e Gerenciamento
Estrutura metálica: Medabil

Nenhum comentário:

Postar um comentário